Karate Shotokan

V. Mariana - SP

Kata significa forma.

 

São sequencias de ataques e defesas que simulam uma luta contra um ou mais oponentes

 

Podem ser usados como Treinamento Técnico, Coordenação e Equilíbrio, Espírito e Mentalidade , Tradição

 

Também servem como registro das técnicas, preservando e transmitindo os ensinamentos tradicionais do karate shotokan

 

Os katas são ensinados desde o início da prática do Karate Shotokan para ajudar os alunos a internalizarem os princípios fundamentais do estilo.

 

Servem como fundamentos para katas mais avançados do estilo shotokan

 

Os  Katas Básicos são a série de 5 HEIAN e TEKKI SHODAN.

Os Heian são progressivos, cada um aumentando a complexidade e exigência técnica. Já o Tekki Shodan desenvolve técnicas de combate em curta distância e fortalece as posturas

 

Após desenvolverem e consolidarem os katas básicos, os alunos são gradualmente introduzidos aos katas avançados.

 

São katas mais complexos e exigem um nível superior de habilidade, coordenação e compreensão mais profunda dos princípios do Karate.

 

Embora muitos dos movimentos presentes nos katas avançados já sejam trabalhados nos katas básicos, a execução e a aplicação se tornam mais sofisticadas.

 

Conforme ensinado pelo Sensei Nakayama, "existem katas que são essenciais e outros que são opcionais. Os katas obrigatórios, além dos 5 Heian e 3 Tekki, incluem: Bassai Dai, Kanku Dai, Empi, Jion, Hangetsu, Jitte e Gankaku. Já os katas opcionais são: Meikyo, Chinte, Nijushiho, Gojushiho Dai, Unsu, Sochin, Bassai Sho e Wankan."

 

Destes, os 4 mais populares são:

 

BASSAI DAI (Penetrar a fortaleza): Kata apresenta repetidas alternâncias de bloqueios com os braços. O intuito é sair de uma posição desvantajosa para uma vantajosa. Implica um sentimento similar ao desejo e necessidade de romper a fortaleza do inimigo. Impetuoso, espírito forte e força exuberante estão presentes nesse kata.

 

JION: seu ideograma aparece frequentemente na literatura chinesa desde tempos ancestrais. Jion-ji é um velho e famoso templo budista e o nome sugere que tenha sido introduzido por alguém identificado com esse templo. Nos movimentos calmos e suaves desse kata encontra-se um feroz espírito de luta.

 

EMPI (Voo da Andorinha): O movimento característico dessa forma é um ataque no nível superior em que se agarra o oponente e o puxa. Simultaneamente salta atacando-o novamente. O movimento parece o sobe e desce do voo de uma andorinha. Kata tem posições altas e baixas, leves e facilmente executadas.

 

KANKUDAI (Olhar para o céu): Nome é derivado do adido militar Ku Shanku, que o introduziu. Sensei Funakoshi mudou o nome para Kanku que se refere ao primeiro movimento do kata. Tem que imaginar que está cercado de inimigos por todos os lados. Técnicas rápidas e lentas, fortes e suaves, contrações e relaxamento são os pontos desse kata