PERGUNTAS SOBRE PÚBLICO / TIPOS DE ALUNOS
P. Gostaria de praticar Karate mas já tenho 42 anos e nunca treinei. Consigo acompanhar as aulas?
R. Temos alunos com mais de 70 anos que começaram a treinar karate conosco quando já tinham mais de 60. Cada aluno segue seu ritmo, sempre orientado pelos Senseis
P. Meu filho está com 4 anos. Ele consegue acompanhar as aulas?
R. Como nossa metodologia é tradicional, com poucas ou praticamente nenhuma brincadeira, a idade mínima é 8 anos. É uma idade que a criança já consegue manter a atenção por mais tempo e tem uma coordenação motora que permite acompanhar a aula
P. Gostaria de treinar com vocês mas estou muito fora de forma. Posso participar das aulas?
R. Sem dúvida você pode participar das aulas. É só ir no seu ritmo, podendo eventualmente parar para descansar. Existem horários para todos os níveis de alunos.
P. Pratico karate há mais de 20 anos. Sou 2º dan, já fui várias vezes campeão nacional mas parei o karate por causa da faculdade. Tem horário para meu perfil de karateca?
R. Sim, temos alguns horários para karatecas de nível mais alto. São aulas mais complicadas, com técnicas mais avançadas, lutas mais desenvolvidas e katas mais avançados
PERGUNTAS SOBRE A ACADEMIA
P. Onde a Mushinkan fica localizada?
R. Na Vila Mariana, em São Paulo. Rua Domingos de Morais, 2216, a 5 minutos do Metrô Santa Cruz
P. Quais são os horários e a frequência das aulas?
R. Temos aulas todos os dias em diversos horários. https://www.mushinkan.com.br/horarios
P. Qual a qualificação dos instrutores?
R. Sensei Carlos Rocha, instrutor chefe da academia é 6º dan da JKA. Marcio Santos é 3º dan da JKA e instrutor formado pela Escola de Karate Do do Brasil
P. Há quanto tempo o Sensei Carlos Rocha treina e leciona karate?
R. Ele treina e ensina karate shotokan há cerca de 50 anos. Treinou com professor Taketo Okuda por mais de 20 anos até abrir a Mushinkan em 2000. Engenheiro civil e empresário, foi diversas vezes campeão paulista, brasileiro e sul-americano. Por dez anos, foi ainda instrutor dos Comandos Especiais do Exército Uruguaio e da Polícia de Montevidéu.
P. E o Sensei Márcio Santos
R. Treina karate shotokan há 35 anos. Foi aluno de 2 renomados Senseis até conhecer a Mushinkan e o Sensei Carlos Rocha em 2001. Em 2017 deixou de trabalhar com Marketing e começou a dar aulas diariamente na escola. Foi atleta da seleção brasileira JKA, possui alguns títulos estaduais e nacionais e é faixa roxa de jiu-jitsu e praticante de boxe.
P. Quem foi o mestre Taketo Okuda?
R. Foi discípulo do Sensei Nakayama, que por sua vez foi aluno do fundador do karate shotokan, Gichin Funakoshi.
P. O que significa Mushinkan?
R. Mushin significa "Mente Vazia" e Kan, "Local, Casa". "Mushinkan" poderia simbolizar um local onde os praticantes se esforçam para alcançar um estado de paz interior, foco e pureza de espírito através do treinamento disciplinado e da prática contínua. É um nome que sugere um ambiente dedicado ao aperfeiçoamento tanto técnico quanto espiritual dos seus membros.
P. Vocês participam de competição?
R. Embora não seja nosso foco principal, participamos de algumas competições pois elas fazem parte do Karate Shotokan. Competir permite testar habilidades, desenvolver a excelência técnica, aprender a lutar sob pressão e fortalecer o espírito.
P. Posso fazer uma aula teste? E o que preciso para iniciar nos treinamentos?
R. Sim, pode fazer uma aula teste mas deve ser previamente agendada pelo Whatsapp 11-99916.5718. Caso decida ser aluno da escola, pode vir com roupa de ginástica até adquirir um kimono de karate branco. Pode ser a marca de kimono de sua preferência mas se quiser, podemos indicar um fornecedor.
PERGUNTAS SOBRE A ESCOLA E O ESTILO DE KARATE ENSINADO
P. O que é e o que significa karate do?
R. Karate-do é uma arte marcial tradicional japonesa e pode ser traduzido como "o caminho das mãos vazias". A filosofia do karate-do incentiva os praticantes a aplicar os princípios da arte marcial em todas as áreas da vida, promovendo valores como respeito, humildade e perseverança.
P. O que são "estilos do karate?"
R. Os estilos de karate referem-se às diferentes escolas ou abordagens dentro desta arte marcial, cada uma com suas próprias técnicas, filosofias e métodos de treinamento. Cada estilo foi desenvolvido por mestres que adaptaram e expandiram as tradições do karate para refletir suas próprias perspectivas e experiências
P. Qual o estilo de Karate praticado na Mushinkan?
R. Nosso estilo é o Shotokan, Fundado por Gichin Funakoshi, é conhecido por suas posturas profundas, movimentos longos e poderosos, e ênfase na forma e técnica. O Shotokan é amplamente praticado e é um dos estilos mais populares de karate. Treinamentos incluem kihon (técnicas básicas), kata (formas) e kumite (luta).
P. A qual associação pertencem?
R. Pertencemos à JKA (Japan Karate Association). Sensei Carlos Rocha é um dos dirigentes da associação e Sensei Márcio e outros alunos são ou já foram atletas da seleção brasileira JKA
P. O que é JKA?
A Japan Karate Association (JKA), conhecida como Nihon Karate Kyokai em japonês, é uma das mais prestigiadas e influentes organizações de karate do mundo. Fundada em 1949, a JKA tem desempenhado um papel crucial na promoção, padronização e desenvolvimento do karate Shotokan globalmente.
PERGUNTAS SOBRE A METODOLOGIA DE ENSINO
P. Qual a metodologia das aulas? Como é uma aula típica na Mushinkan?
R. A aula inicia-se com uma saudação inicial e aquecimento. Depois treina-se técnicas, como socos, chutes e defesas (kihon). Em seguida há uma parte de luta em suas diversas formas como entradas de golpes ou lutas básicas e combinadas. Eventualmente são feitas lutas de forma livre. A aula termina com os katas, que vão dos mais básicos aos avançados.
P. As aulas são divididas por níveis?
R. Temos alguns horários somente para alunos avançados mas a maioria dos horários são para todos os níveis de alunos
P. Quais são as faixas do karate?
R. Na Mushinkan adotamos as cores de faixa da JKA Brasil: Branca, Laranja, Verde, Azul Clara, Roxa, Azul Escura, Marrom e Preta.
P. Como é o processo de progressão de faixa?
R. Até a faixa Roxa, o aluno que treina com frequência, faz exame a cada 6 meses. Na faixa azul escura ele fica 1 ano para fazer exame para a Marrom. Na Marrom, ele deve ficar no mínimo 2 anos e fazer 3 cursos na JKA para poder prestar exame para a faixa preta na própria instituição. Nos exames são exigidas técnicas de kihon, um kata correspondente à faixa e alguma forma de luta (nasfaixasmais baixas, são lutas básicas e combinadas progredindo até a forma livre de luta que é o jyu kumite)