​​



 

Kihon, Kata e Kumite - o tripé do Karatê

A base do Karatê Shotokan JKA é o Kihon (técnicas básicas), Kata (formas) e Kumite (luta). Na essência, esses 3 modos de treinamento se fundem em uma só coisa e por isso, devem ser estudados e treinados igualmente.


Sem saber as técnicas básicas (Kihon) não se pode lutar (Kumite) nem fazer Kata (formas). Da mesma forma, Kata sem o Kumite é somente um apanhado de movimentos sem sentidos. Por fim, Kumite sem o Kihon e o Kata, perde agilidade, força e potência. "Kihon é Kata que é Kumite"


No nosso Karatê, Kihon, Kata e Kumite são treinados na mesma proporção. Tem que dar a mesma ênfase para todos os exercícios.


Assim como acontece na maioria das coisas, como na música ou na pintura por exemplo, a repetição é fundamental. Através dessa constante repetição, o corpo aprende o movimento automaticamente. Ao longo do tempo, as técnicas se tornam inconscientes ao invés de movimentos mecânicos e intencionais.


Portanto, através das técnicas aprendidas no Kihon e praticadas no Kata e no Kumite, o karateca descobre como responder a situações de forma natural e espontânea. E é dessa forma, à partir desse treinamento que o Karateca pode derrubar o oponente com somente um golpe.


OSS!!


Texto adaptado do site da JKA